Como
já vos foi dito muitas vezes nas diferentes instruções, a mediunidade curadora,
conjuntamente com a faculdade de vidência, é chamada a desempenhar um grande
papel no período atual da revelação. São os dois agentes que cooperam com a
maior força na regeneração da Humanidade e para a fusão de todas as crenças
numa crença única, tolerante, progressiva, universal.
Quando,
recentemente, me comuniquei numa reunião da Sociedade, onde me haviam evocado,
eu disse e repito que todo mundo possui em maior ou menor grau a faculdade
curadora, e se cada um quisesse consagrar-se seriamente ao estudo dessa
faculdade, muitos médiuns que se ignoram poderiam prestar úteis serviços a seus
irmãos em humanidade. Nessa oportunidade o tempo não me permitiu desenvolver
todo o meu pensamento a esse respeito. Aproveitarei o vosso apelo para fazê-lo
hoje.
Em
geral, aqueles que buscam a faculdade curadora têm como único desejo o
restabelecimento da saúde
material, de obter a
liberdade de ação de tal órgão,impedido
nas suas funções por uma causa
material qualquer. Mas,
sabei-o bem, é o menor dos serviços que esta faculdade está chamada a prestar,
e só a conheceis em suas primícias e de maneira inteiramente rudimentar, se lhe
conferis esse único papel... Não, a faculdade curadora tem missão mais nobre e
mais extensa!... Se ela pode dar aos corpos o vigor da saúde, também deve dar
às almas toda a pureza de que são susceptíveis, e é somente neste caso que
poderá ser chamada curativa, no sentido absoluto da palavra.
Muitas
vezes vos disseram, e vossos instrutores nunca se cansariam de repetir, que o
efeito material aparente, o sofrimento, tem quase constantemente uma causa
mórbida imaterial, residindo no estado moral do Espírito. Se, pois, o médium
curador ataca os males do corpo, só ataca o efeito, e a causa primeira do mal
continuando, o efeito pode reproduzir-se, quer sob a forma primordial, quer sob
qualquer outra aparência. Muitas vezes aí está uma das razões pelas quais tal
doença, subitamente curada pela influência de um médium, reaparece com todos os
seus acidentes, desde que a influência benéfica se afaste, porque não resta
nada, absolutamente nada para combater a causa mórbida.
Para
evitar essas recidivas, é necessário que o remédio espiritual ataque o mal em
sua base, como o fluido material o destrói em seus efeitos; numa palavra, é
preciso tratar, ao mesmo tempo, o corpo e a alma.
Para
ser bom médium curador, não só é preciso que o corpo esteja apto a servir de
canal aos fluidos materiais reparadores, mas é preciso, ainda, que o Espírito
possua uma força moral que ele não pode adquirir senão por seu próprio
melhoramento. Para ser médium curador, portanto, é preciso preparar-se, não só
pela prece, mas pela depuração de sua alma, a fim de tratar fisicamente do
corpo pelos meios físicos e de influenciar a alma pela força moral.
Uma
última reflexão. Aconselham-vos a procurar de preferência os pobres que não têm
outros recursos além da caridade do hospital. Não estou inteiramente de acordo
com este conselho. Jesus dizia que o médico tem por missão cuidar dos doentes e
não dos que estão com saúde. Lembrai-vos que na questão de saúde moral há
doentes por toda parte, e que o dever do médico é ir a todos os lugares onde o
seu socorro é necessário.
Abade
Príncipe DE HOHENLOHE.
(Revista Espírita, outubro de 1867 - Dissertações espíritas)
(Paris, 12 de março de 1867. Grupo Desliens - Médium, Sr. Desliens)
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