Do ponto de vista corpóreo e puramente anatômico, o homem pertence
à classe dos mamíferos, dos quais unicamente difere por alguns matizes na forma
exterior. Quanto ao mais, a mesma composição de todos os animais, os mesmos
órgãos, as mesmas funções e os mesmos modos de nutrição, de respiração, de
secreção, de reprodução. Ele nasce, vive e morre nas mesmas condições e, quando
morre, seu corpo se decompõe, como tudo o que vive. Não há, em seu sangue, na
sua carne, cm seus ossos, um átomo diferente dos que se encontram no corpo dos
animais.
Como estes, ao morrer, restitui à terra o oxigênio, o hidrogênio,
o azoto e o carbono que se haviam combinado para formá-lo; e esses elementos,
por meio de novas combinações, vão formar outros corpos minerais, vegetais e animais.
Quanto mais o corpo diminui de valor a seus olhos, mais o
princípio espiritual ganha importância; se o primeiro o nivela com os brutos, o
segundo o eleva a uma altura incomensurável. Vemos o círculo onde o animal se
detém; não vemos o limite que possa alcançar o Espírito do homem.
Princípio espiritual :
Decorre do princípio: "Todo efeito tendo uma causa, todo efeito inteligente há de ter uma causa inteligente". As ações humanas denotam um princípio inteligente, que é corolário da existência de Deus. Sendo Deus soberanamente justo e bom, criou seres inteligentes não para lançá-los ao sofrimento e em seguida ao nada, mas para serem eternos, sobrevivendo à matéria e mantendo sua individualidade.
O princípio espiritual é independente do princípio vital, pois há seres que vivem e não pensam, como as plantas; "a vida orgânica reside num princípio inerente à matéria, independente da vida espiritual, que é inerente ao espírito".
Decorre do princípio: "Todo efeito tendo uma causa, todo efeito inteligente há de ter uma causa inteligente". As ações humanas denotam um princípio inteligente, que é corolário da existência de Deus. Sendo Deus soberanamente justo e bom, criou seres inteligentes não para lançá-los ao sofrimento e em seguida ao nada, mas para serem eternos, sobrevivendo à matéria e mantendo sua individualidade.
O princípio espiritual é independente do princípio vital, pois há seres que vivem e não pensam, como as plantas; "a vida orgânica reside num princípio inerente à matéria, independente da vida espiritual, que é inerente ao espírito".
O Princípio Espiritual juntamente com o princípio material, são
os dois princípios constitutivos do universo.
O elemento espiritual individualizado constitui o espírito,
enquanto que o elemento material forma os "diferentes corpos da natureza,
orgânicos e inorgânicos".
Todos
os espíritos "são criados simples e ignorantes, com igual aptidão para
progredir" por esforço próprio, através do trabalho imposto a todos até
atingir a perfeição.
Antes que
a Terra existisse, mundos se sucederam aos mundos e, desde que a Terra saiu do
caos dos elementos, o espaço era povoado por seres espirituais em todos os
graus de adiantamento, desde os que nasciam à vida, até os que por toda
eternidade, tinham tomado lugar entre os puros Espíritos, vulgarmente chamados
de anjos.
Reforçando:
O princípio espiritual teria sua fonte no elemento cósmico
universal?
Se assim o fosse, o princípio espiritual estaria sujeito às
vicissitudes da matéria, ele se extinguiria pela desagregação, como o princípio
vital.
Qual seria então a origem, a partida do ser espiritual?
O que Deus permite que seus mensageiros revelem,
o que, aliás, o próprio homem pode deduzir do princípio da soberana justiça
divina, é que todos procedem do mesmo ponto de partida, que são criados simples
e ignorantes, com igual aptidão
para progredir e que todos atingirão o grau máximo da perfeição com seus
esforços pessoais. Todos são filhos do mesmo Pai, objeto de igual solicitude.
Nenhum há mais favorecido ou melhor dotado do que os outros nem dispensado do trabalho imposto aos
demais para atingirem a meta.
"O Princípio Espiritual é o gérmen do Espírito, a
protoconsciência. Uma vez nascido, jamais se desfará, jamais morrerá. Filho de
Deus Altíssimo inicia então a sua lenta evolução, no espaço e no tempo, rumo ao
principado celeste, à infinita grandeza crística. Durante milênios vai residir
nos cristais, em longuíssimo processo de auto fixação, ensaiando aos poucos os
primeiros movimentos internos de organização e crescimento volumétrico, até que
surja, no grande relógio da existência, o instante sublime em que será liberado
para a glória orgânica da Vida." (Espírito
Áureo, no livro "UNIVERSO E VIDA", à pág.42)
A benfeitora Joanna de Ângelis, na obra “Iluminação
Interior”, na primeira lição (A Divina Presença), assevera que: ”...
Manifestando-se em sono profundo nos minerais através dos milhões de milênios,
germina, mediante processo de modificação estrutural, transferindo-se para o
reino vegetal...”.
Nesse mesmo sentido, Emmanuel diz que: “A escala do progresso é sublime e infinita. No quadro exíguo dos vossos conhecimentos, busquemos uma figura que nos convoque ao sentimento de solidariedade e de amor que deve imperar em todos os departamentos da natureza visível e invisível. O mineral é atração. O vegetal é sensação. O animal é instinto. O homem é razão. O anjo é divindade”. (O Consolador questão nº 79.)
Nesse mesmo sentido, Emmanuel diz que: “A escala do progresso é sublime e infinita. No quadro exíguo dos vossos conhecimentos, busquemos uma figura que nos convoque ao sentimento de solidariedade e de amor que deve imperar em todos os departamentos da natureza visível e invisível. O mineral é atração. O vegetal é sensação. O animal é instinto. O homem é razão. O anjo é divindade”. (O Consolador questão nº 79.)
Assim sendo, percebemos a exatidão da
informação dos benfeitores espirituais quando, na questão nº 540 de “O Livro
dos Espíritos”, dizem que “... É assim que tudo serve, tudo se encadeia na
Natureza, desde o átomo primitivo até o arcanjo, pois ele sempre começa pelo
átomo”.
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