Pergunta:
Temos vivido, no mundo atual, uma tentativa de estabelecimento da paz e da tolerância. Como explicar a existência de vários grupos fundamentalistas islâmicos, radicais de extrema direita israelense, milícias curdas etc, que contrários ao desejo da maioria, ainda espalham o terror?
Resposta do espírito Vianna de Carvalho:
Enquanto viger o primarismo em a natureza humana, a sociedade enfrentará o fanatismo, o preconceito, a violência, o crime, que são filhos asselvajados do egoísmo em desgoverno nesses indivíduos portadores de pensamento primitivo, que ainda se encontram nos primórdios da evolução e se reencarnam na Terra, a fim de se desenvolverem e se tornarem instrumentos de reparação junto àqueles que com eles sintonizam e se encontram em débito perante a Consciência Cósmica.
A educação, com o seu objetivo superior de terapia preventiva, o convívio social edificante, os exemplos de dignidade e solidariedade humana que vicejam na Humanidade são os antídotos para esse mal, eliminando lentamente as tendências primárias, limando-lhes as arestas morais e auxiliando-os no desenvolvimento espiritual que se lhes torna indispensável.
Eles encontram oportunidade para desenvolver essas aptidões perturbadoras e aplicá-las, por conseguirem campo psíquico equivalente nas organizações sociais civilizadas, que ainda oprimem e matam, discriminam os fracos e sofredores, açulando-lhes os impulsos bárbaros que os levam a considerar-se mártires das causas que abraçam e a elas se entregam com o sacrifício da própria vida.
(livro Atualidade do pensamento espírita, Vianna de Carvalho, psicografia de Divaldo Pereira Franco, Livraria Espírita Alvorada Editora, pág. 153)
Um comentário:
O fanatismo religioso atinge também os centros espíritas.Recomendamos estudar a obra "O Centro Espirita" de Herculano Pires. Esta pratica, de fanatismo religioso, inibe o estudo completo da obra de Kardec. Pois ressalta-se mais o aspeto religioso em detrimento do aspecto cientifico, que é a essência da doutrina. O principio da doutrina espírita é o de causa e efeito.Todas as obras de Kardec, advertem e alertam para entender que tudo está explicado pelo fato natural, originado através de leis da própria natureza. Assim atestado pela Física, o eletro-magnetismo, o plasma atômico e outras disciplinas mais avançadas. Os milagres, atribuídos, na bíblia, a Jesus,já representam equivocadamente a ação do Mestre ligado ao maravilhoso.são fatos naturais e não miraculosos que atestam a grandeza do Pai celestial. Segundo Herculano Pires isto deve-se ao sometimento do ensino, que através do igrejismo larvar, que a humanidade foi e continua sendo dominada.
Sergio Alberto Rivera Jimenez
Postar um comentário